A NordVPN lança a encriptação pós-quântica em todas as aplicações

A empresa pioneira de cibersegurança NordVPN anuncia o lançamento da encriptação pós-quântica (EPQ) em todas as suas aplicações VPN. A primeira iteração de encriptação pós-quântica foi aplicada no ano passado na aplicação para Linux. Em 2025, a NordVPN lançou também a funcionalidade EPQ para Windows, macOS, iOS e Android, incluindo Android TV e tvOS.
“Com o avanço da computação quântica, os métodos tradicionais de encriptação que a maioria dos protocolos VPN utiliza acabarão por se tornar vulneráveis. Ao integrar a EPQ na nossa infraestrutura de VPN, estamos a dar um passo proativo para garantir a confidencialidade e a resiliência dos dados dos nossos clientes, tanto agora quanto num futuro pós-quântico a longo prazo”, diz Marijus Briedis, diretor de tecnologia da NordVPN.
Em setembro de 2024, a NordVPN lançou uma atualização da aplicação para Linux com o primeiro upgrade de criptografia pós-quântica para o protocolo Nordlynx — um protocolo VPN de alto desempenho, baseado no WireGuard, que é conhecido pela sua extrema velocidade e segurança. O protocolo atualizado estava um conformidade com os mais recentes padrões de encriptação pós-quântica do National Institute of Standards and Technology (NIST) e protegeu os utilizadores do Linux da desencriptação quântica, além de ter recolhido métricas essenciais de desempenho, como a influência nas velocidades e na latência de ligação.
“Os dados obtidos serviram de trampolim para a transição para uma VPN resistente à computação quântica nas restantes plataformas”, diz Briedis. “O caso do Linux demonstrou que mantivemos com sucesso o nível mais elevado de experiência do utilizador em termos de tempos de ligação e de velocidade durante a transição. Em resultado disso, seguiram-se as outras aplicações, para garantir a segurança dos dados dos utilizadores a longo prazo”.
A EPQ é ativada através de um interruptor que se encontra nas “Ligações”, na secção de “Definições”, sendo automaticamente acionada sempre que o utilizador se liga através do protocolo NordLynx.