Porque deve investir num computador com Inteligência Artificial /Premium

À medida que o software de IA se torna mais avançado e exigente, os computadores convencionais começam a ter dificuldades em acompanhar estas necessidades. Embora ferramentas como o ChatGPT possam funcionar no seu dispositivo atual, tarefas de IA mais complexas requerem hardware especializado. Neste artigo, mostramos por que vale a pena considerar a atualização para um dos novos portáteis com IA recentemente lançados.
O que distingue um PC com IA?
A diferença fundamental entre um computador tradicional e um PC com IA está na presença de uma unidade de processamento neural (NPU), além da CPU e GPU habituais. Este novo componente foi desenhado para acelerar operações de redes neuronais – que simulam o funcionamento do cérebro humano – e outras tarefas de IA, como detalhamos abaixo.

Segundo a Microsoft, um PC com IA inclui uma NPU, o assistente Copilot da empresa e um botão Copilot dedicado no teclado. Esta definição aplica-se aos portáteis Copilot+ AI (https://tinyurl.com/4bt6x5uh), produzidos por marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Samsung e Surface. Estes modelos contam, no mínimo, com 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, como exemplifica o HP OmniBook X14. Mesmo que um PC tenha NPU mas não inclua o Copilot, pode ainda assim ser considerado um computador com IA, já que o assistente da Microsoft está profundamente integrado no Windows 11. Atualmente, apenas portáteis possuem NPUs, mas a chegada desta tecnologia aos desktops está prevista para breve.
Cinco motivos para escolher um PC com IA
Já é assinante? Inicie sessão