O acesso ao chatbot da empresa será controlado pelos pais, que poderão bloquear a aplicação.
O Gemini, chatbot de inteligência artificial do Google, começará a ser disponibilizado para crianças com menos de 13 anos. A novidade será disponibilizada de forma gradual e apenas em contas que sejam geridas pelos responsáveis.
O controlo de acesso será feito através do Google Family Link, uma aplicação que permite definir limites de tempo, aprovar ou bloquear apps e acompanhar a localização das crianças. De acordo com a empresa, alguns recursos do Gemini ainda não estarão disponíveis para as crianças e poderão variar consoante a região.
Segundo um artigo publicado no The New York Times, as autorizações para a inclusão de menores de 13 anos serão feitas através de e-mails enviados aos responsáveis pelas contas a partir desta semana.
No site de perguntas e respostas do Google, são feitas algumas recomendações para o uso do Gemini por crianças, como a supervisão para garantir que não insiram informações pessoais ou sensíveis no chatbot, e o acompanhamento para que não sejam expostas a conteúdos inadequados.
É também sugerido que os responsáveis ensinem as crianças a verificar as respostas, pois a ferramenta pode cometer erros.
Como autorizar os menores a aceder ao Gemini
- Aceda a familylink.google.com ou abra a aplicação Family Link no seu dispositivo;
- Selecione a criança a quem será concedido o acesso;
- Vá a Controlo > Gemini > Apps do Gemini;
- Ative ou desative os aplicativos desejados.