Três senadores democratas dos EUA apelam à Casa Branca para seguir o exemplo da União Europeia (UE) e pressionar a indústria tecnológica a adotar um método de carregamento único para os dispositivos móveis.
No dia 16 deste mês, Sens. Ed Markey, Bernie Sanders e Elizabeth Warren enviaram uma carta à Secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, exortando-a a desenvolver um plano que resolva a falta de um método de carregamento universal para os produtos eletrónicos atuais.
“Escrevemos a respeito dos danos económicos e ambientais infligidos pelo fracasso da indústria de electrónica de consumo em estabelecer normas uniformes de carregamento – uma falha que exige aos consumidores mudança frequente dos seus acessórios de carregamento”, escreveram os senadores.
A carta diz que os Estados Unidos deveriam olhar para o recente acordo da UE para exigir que os vendedores de electrónica adotem o USB-C como o método de carregamento comum para smartphones, tablets, e-readers e câmaras fotográficas até ao Outono de 2024.
“Instamo-la a seguir o exemplo da UE, desenvolvendo uma estratégia abrangente para abordar os custos de consumo desnecessários, mitigar o lixo electrónico…”, acrescentaram os senadores.
“Isto não é apenas um incómodo; pode ser um encargo financeiro”, escreveram os senadores, acrescentando: “A inovação deve beneficiar os consumidores. Não deve vir às suas custas, sobrecarregá-los com acessórios incompatíveis e obrigá-los a comprar equipamento de carregamento diferente para cada dispositivo que possuem”.
Contudo, os próprios senadores não indicam o método de carregamento USB-C nesta abordagem.
Embora não mencionado na carta, é evidente que a aplicação de um método de carregamento comum afetaria a Apple, que há muito utiliza a sua porta Lightning em iPhones e iPads. Mas, em sua defesa, a empresa de Cupertino disse anteriormente que exigir a adoção do USB-C obrigaria os clientes Apple em todo o mundo a comprar acessórios adicionais, gerando mais lixo electrónico.
Ainda assim, parece que a Apple não terá outra escolha senão adotar o USB-C para iPhones na Europa até 2024, quando se trata de carregamento por cabo. Na sua carta, os senadores democratas acrescentaram: “A UE agiu sabiamente no interesse público ao enfrentar poderosas empresas tecnológicas sobre esta questão ambiental e de consumo. Os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo”.