Skip to content
Image

Google vai tornar quase impossível restaurar um smartphone Android roubado

Nova proteção contra redefinição de fábrica será reforçada ainda em 2025

A Google anunciou um conjunto de novas medidas de segurança para dificultar o reaproveitamento de smartphones Android roubados ou furtados. A principal novidade será o reforço da Proteção contra Redefinição de Fábrica (FRP), que impedirá o restauro do dispositivo sem a devida autenticação. As mudanças deverão chegar ainda em 2025 com o lançamento do Android 16.

Porque é que os criminosos recorrem ao reset de fábrica?

Quando um telemóvel Android é roubado, os criminosos costumam tentar restaurá-lo para as definições de fábrica — o famoso “reset” — como forma de eliminar os dados do dono original e reutilizar ou revender o equipamento como se fosse novo.

No entanto, este método pode tornar-se cada vez menos eficaz. A Google quer impedir que os dispositivos possam ser reutilizados sem a autorização do proprietário original, dificultando significativamente o roubo e o tráfico de smartphones.

Redefinir um Android vai exigir autenticação

As mudanças não afetarão os utilizadores legítimos que pretendam vender o seu dispositivo ou restaurá-lo para melhorar o desempenho. Nestes casos, o Android continuará a pedir as credenciais da conta Google associada ao equipamento após a reposição de fábrica.

O que muda é que, se essas credenciais forem incorretas — ou se o proprietário anterior não tiver removido a sua conta antes do reset — o processo de configuração não poderá ser concluído. Ou seja, o telemóvel ficará bloqueado.

Este bloqueio baseia-se na Proteção contra Redefinição de Fábrica (Factory Reset Protection), uma funcionalidade introduzida com o Android 5.1, que agora será significativamente melhorada.

Como será o novo mecanismo de segurança?

Embora a Google ainda não tenha revelado todos os pormenores técnicos, já se sabe que:

  • O sistema irá bloquear totalmente o dispositivo caso a autenticação falhe após a redefinição.
  • O Android mostrará um aviso a indicar que só será possível utilizar o equipamento com uma nova tentativa de restauro — desde que a autenticação seja bem-sucedida.
  • Se as credenciais continuarem erradas, o ciclo repete-se e o equipamento permanece inutilizável.

Na prática, o objetivo é tornar o telemóvel inútil para qualquer pessoa que não seja o seu verdadeiro proprietário — uma forma eficaz de desencorajar o roubo.

Bloqueio remoto também será reforçado

Além da nova proteção no reset de fábrica, a Google anunciou melhorias no sistema de bloqueio remoto, que passará a incluir perguntas de segurança adicionais para prevenir acessos não autorizados.

Estas medidas de segurança devem estar disponíveis até ao final de 2025, com grande probabilidade de já fazerem parte do Android 16, que também traz um novo design ao sistema operativo.

Android mais seguro contra fraudes

Este anúncio surge na sequência de outras iniciativas da Google para reforçar a segurança do Android. Recentemente, foi também anunciada uma funcionalidade que tornará o sistema mais inteligente na deteção de fraudes por SMS, ajudando os utilizadores a evitar esquemas e tentativas de phishing.

Image Not Found

Publicidade

Artigos relacionados

Smartphones com ecrã de 120Hz: para quem vale a pena (e para quem não compensa)
Smartphones com ecrã de 120Hz: para quem vale a pena (e para quem não compensa)

Ecrãs com 120Hz prometem maior fluidez e melhor desempenho visual, mas será que justificam o investimento? Neste artigo, explicamos o…

“Retratos de Bairro” da Xiaomi presta homenagem fotográfica a Alfama e à Bica
“Retratos de Bairro” da Xiaomi presta homenagem fotográfica a Alfama e à Bica

A Xiaomi apresenta “Retratos de Bairro”, um projeto fotográfico que homenageia Alfama e Bica, através das lentes de dois fotojornalistas…

WhatsApp lança nova funcionalidade que poupa espaço no telemóvel ao gerir qualidade de downloads
WhatsApp lança nova funcionalidade que poupa espaço no telemóvel ao gerir qualidade de downloads

O WhatsApp introduziu uma funcionalidade inovadora que permite controlar a qualidade das fotos e vídeos descarregados, ajudando a economizar espaço…

VPN para iPhone: o que é e quais as melhores opções para utilizadores Apple
VPN para iPhone: o que é e quais as melhores opções para utilizadores Apple

Queres proteger a tua privacidade no iPhone e aceder a conteúdos sem restrições? As VPNs são a solução ideal para…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Publicidade