Após disponibilizar o recurso de videochamadas com IA no Android e novas línguas no iOS, o Duolingo lançou esta quarta-feira (30) 148 novos cursos de idiomas para os seus utilizadores.
Segundo a plataforma, trata-se da maior expansão de conteúdos da história da empresa, mais do que duplicando o número de cursos disponíveis. A lista inclui as sete línguas mais populares a seguir ao inglês – espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim -, agora acessíveis nos 28 idiomas suportados pela interface da aplicação.
Com o aumento do número de opções de aprendizagem, o Duolingo refere que poderá chegar a mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. Os cursos são destinados a iniciantes (níveis A1 e A2) e contam com recursos como as Histórias – para desenvolver a escrita – e a DuoRádio – focada na compreensão oral. Ao longo de 2025, serão introduzidos conteúdos mais avançados.
“Demorámos cerca de 12 anos a desenvolver os nossos primeiros 100 cursos e, agora, em aproximadamente um ano, conseguimos criar e lançar quase 150 cursos novos. É um grande exemplo de como a IA generativa pode beneficiar diretamente os nossos alunos. Isto demonstra o impacto incrível dos nossos investimentos em IA e automação, que nos permitiram escalar o processo a uma velocidade e qualidade sem precedentes.”
Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo
A empresa admite que recorreu à IA generativa para criar estes 148 cursos, permitindo lançá-los em menos de um ano, graças à abordagem de “conteúdo partilhado”. O objetivo é construir um curso-base de alta qualidade, facilmente personalizado para dezenas de outros idiomas. Antes, o desenvolvimento de um único curso podia demorar anos.
“Uma equipa pequena costumava demorar anos a criar um curso do zero. Agora, com o uso de IA generativa para criar e validar conteúdos, podemos concentrar a nossa experiência onde ela tem mais impacto, garantindo que todos os cursos cumprem os nossos rigorosos padrões de qualidade.”
Jessie Becker, Diretora Sénior de Design de Aprendizagem do Duolingo
Esta expansão visa responder à crescente procura por línguas asiáticas, como japonês, coreano e mandarim. Agora, falantes de português e espanhol na América Latina, ou de francês, alemão, italiano e espanhol na Europa, podem aprender estas três línguas, entre outras.
Por outro lado, falantes nativos de japonês, coreano, mandarim, vietnamita, indonésio, tailandês, tagalo, híndi, bengali, telugu e tâmil na Ásia passam a poder aprender as sete línguas mais populares, e não apenas inglês.
O Duolingo pode ser descarregado para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS, diretamente nas respetivas lojas oficiais.