O WhatsApp permite, agora, que envie fotos e vídeos que desaparecem da conversa após terem sido abertos pelo destinatário, tornando mais seguro o envio de informação sensível, como passwords.
O novo recurso ‘Visualização única’, significa que os itens enviados não serão gravados na pasta de fotografias ou galeria do destinatário, pelo que não podem ser vistos novamente, nem reencaminhados para outras pessoas. Se não forem abertos no espaço de 14 dias, os itens enviados serão removidos da conversa.
Contudo, os destinatários são capazes de capturar ou gravar o que surge no ecrã antes que o conteúdo desapareça, e não será notificado se isto acontecer. Como resultado, o WhatsApp avisa os utilizadores para enviarem informação sensível apenas para “indivíduos confiáveis”.
Depois do item ser aberto, será marcado com a etiqueta ‘Aberto’, pelo que saberá que o mesmo foi visto – ainda que o destinatário tenha de ter o recibo de leitura ativado.
No seu blog (), o WhatsApp usa o exemplo do envio de uma password da rede Wi-Fi. Uma vez numa conversação, tire uma foto ou vídeo e depois clique no ícone 1 na parte de baixo junto à legenda.

A ‘Visualização única’ difere da opção das mensagens que desaparecem, lançada há poucos meses, que faz desaparecer as mensagens sete dias após terem sido abertas.